Pequenas dicas para organizar a vida e a casa

8 abr

Assim como a casa, a vida necessita de organização. Se você sente que a organização de uma influencia na outra, bem vinda ao clube! Para dar conta da rotina corrida e ainda deixar a casa arrumada, é necessário disciplina. Por isso, confira as pequenas dicas para organizar a vida e a casa que podem te ajudar:

  • Simplifique. A mente humana costuma complicar todas as tarefas que fazemos. Mas se há um jeito mais simples de fazer uma tarefa, por que não tentar?
  • Anote todos os compromissos e tarefas em uma agenda, inclusive aqueles pequenos e rápidos de fazer. Precisa pedir algo pra alguém? Anote. Precisa ligar para alguém? Anote.
  • Não deixe para amanhã o que você listou para fazer hoje. É muito provável que esta tarefa seja postergada por muito tempo. Então, se você precisa fazer, faça!
  • Mantenha a casa organizada todos os dias para não acumular bagunça e sujeiras. Não espere o dia da faxina para dar um jeito na casa.
  •  Cada coisa precisa ter um lugar próprio. Se não tiver, arranje. Se não conseguir encontrar, é porque talvez você não precise dela ou porque está dando prioridade para as coisas erradas.
  • Abra as correspondências e jogue fora o que não é importante. O restante precisa ser guardado em um lugar só, não podem ficar espalhadas. Atenção para as datas das contas.
  • Não aceite brindes que você sabe que nunca vai usar. Eles só gastarão mais espaço e tem grandes chances de virar um dos itens nas bagunças.
  • Faça doações de itens desnecessários ou duplicados. Principalmente aqueles comprados por impulso e que não farão falta no seu dia a dia.
  • Cabides existem para serem usados. Leva-se menos de dois minutos para colocar uma roupa no cabide, não tem porque jogá-la de qualquer jeito na cama ou no sofá.
  • Toda a vez que mudar de cômodo, leve um item que pertença àquele lugar. Se está indo do quarto pra sala, veja se tem algo que pertença à sala e leve contigo, não custa nada!
  • Antes de dormir, veja o que pode fazer para poupar tempo no dia seguinte. Deixar separada a roupa, o calçado e os remédios são exemplos que podem economizar minutos valiosos.

Vamos tentar?

 

10 comentários para " Pequenas dicas para organizar a vida e a casa "

  1. Ótima matéria, Irene e Cris!
    Tudo é questão de hábito. Parecem “muitas regras”, mas se forem seguidas acabam por fazer parte da rotina e “adeus” bagunça!
    Meu cordial abraço,
    Yolanda

    Responder
  2. Ótimas dicas. Gostei muito. Parabéns.

    Responder
  3. ana carolina abreu 14 de julho de 2013

    Tenho um problema sério com organização! isso chegou a afetar (e percebo que ainda afeta) minha relação com meu ex-marido. Quero muito mudar mas percebo que tenho um panico ao ouvir algumas coisass que pra outros parece comum. Na hora que escuto de alguem que devo deixar minha casa mais arrumada, entro em parafuso, me sinto com aquela sensação de que não fiz nada ( até por já ter escutado muito isso). Estou batalhando pra vencer isso. Gostaria de saber se tem mais pessoas que tem problemas com esse tipo de critica no meio dos seus clientes. Como você orienta eles com relação a isso?

    Responder
    • Olá Ana,
      Quem te escreve é a Irene Loureiro, demorei um pouquinho porque estava viajando a trabalho em SP. Sabe Ana, primeiro quero dizer que sim, muitas pessoas apresentam dificuldade com organização, é algo que se inicia no campo físico, causa confusão mental e acaba por nos afetar emocionalmente.
      Quero te parabenizar, você está reconhecendo que precisa mudar algo em sua vida, em compensação sinto que talvez esteja colocando para si mesma metas muito altas. Inicie por pequenos espaços, tente se planejar para isso, por exemplo, não adianta colocar o guarda-roupa abaixo se sabe que não terá tempo suficiente para organizar tudo de uma vez. Inicie pelo descarte dos espaços, faça no seu limite e aos poucos vá organizando. Você citou pessoas que te criticam, se aproxime e peça sim ajuda daqueles que de coração aberto querem te ajudar e não apenas criticar, caso contrário, afaste-se de pessoas que não te agregam. Dê o primeiro passo lendo bastante sobre o assunto, colocando em prática e valorizando suas conquistas.
      Abraço,
      Irene Loureiro

      Responder
    • Olá Ana!

      Obrigada pela visita! Se precisar de ajuda, nós realizamos o serviço de consultoria. Entre em contato conosco pelo número (41) 3027-1540 (Curitiba) ou (11) 94231-7868 (São Paulo).
      Abs.

      Responder
  4. Eliane Borges da Silva 27 de setembro de 2013

    Ola meninas meu maior problema é o meu marido que é super bagulhento e acumulador não assumido. E o que é pior não me deixa jogar nada fora ( se eu tirar um papel sequer da mesa dele ele fica uma fera). Em função disso estou perdendo a vontade de arrumar a minha casa, pois mesmo que eu fique o dia todo tentando organizar e limpar as coisas, acabo ficando frustrado, cansada e sem vontade estar em casa. O que me preocupa é que tenho um bebe de 11 meses e temo que ele aprenda os péssimos hábitos do pai. gostaria de fazer o curso mas teria que ser em brasília. Desde já agradeço.

    Responder
  5. Olá. Estou procurando ajuda e encontrei vocês. Tento organizar minhas coisas, mas fica tudo muito confuso. Acabo tirando uma coisa do lugar e colocando em outra, moro em um apartamento pequeno, meu marido fica mega chateado com toda a desorganização, ele é organizado e o pior é que me incomoda também e eu não consigo organizar a casa e não consigo me organizar também, fico com os cabelos para arrumar, um creme para passar, perco a validade dos cremes por não passa-los, sinto que a organização de uma influencia na outra. Vou seguir as regras de vocês para conseguir uma melhor qualidade na vida. Abrs e obrigada.

    Responder
    • Olá Clara!

      Obrigada pela visita! Se precisar de ajuda, nós realizamos o serviço de consultoria. Entre em contato conosco pelo número (41) 3027-1540 (Curitiba) ou (11) 94231-7868 (São Paulo).
      Abs.

      Responder
  6. Excelentes dicas…. Obrigada!!!

    Responder

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>